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Este post revela como o “CrossGuesting” é uma das melhores estratégias de marketing para podcasters, autores, palestrantes e criadores de conteúdo.

O que é o “crossguesting” e quais são seus benefícios?

“CrossGuesting” em tradução livre significa “convidar e ser convidado”. À medida que o seu podcast cresce em popularidade, aumenta também a demanda para encontrar convidados envolventes, que sejam capazes de compartilhar suas opiniões, pensamentos e ideias. E ao mesmo tempo é importante que você se torne um convidado relevante para podcasts de outras pessoas. A estratégia aqui é buscar um novo público participando como convidado de outros podcasts para divulgar o seu trabalho. Em contra partida você vai convidar para o seu podcast aqueles que te cederam esse mesmo espaço. Essa troca é uma boa estratégia, que não se aplica apenas para podcasters.

É um importante método de Relações Públicas, embora o podcasting esteja crescendo muito, ainda é mais fácil conseguir participar de um bom podcast do que conseguir entrevistas nas TVs ou rádios. Em parte, é por isso que tantos profissionais de marketing de conteúdo adotaram o podcast como uma tática de promoção.

Com o aumento da popularidade do podcast, cresce também a necessidade das participações de convidados

Como resultado, existem vários artigos por aí que ensinam que essa abordagem de marketing é eficaz para startups, autores, palestrantes e empreendedores que desejam criar relações públicas e promoverem seus negócios.

Por que o Podcast Guesting é tão interessante?

  • O CrossGuesting tem o poder de aproveitar o público existente de seu anfitrião e faz isso de forma muito mais eficaz do que campanhas de mídia social.
  • Convidar para participar de podcasts pode ser muito mais econômico do que anúncios pagos, quando feito da maneira certa.
  • Os ouvintes de podcast adoram a credibilidade das recomendações do apresentador/Host e também adoram ouvir especialistas convidados.

Por que você deve ser um convidado?

Sendo convidado de alguém, você pode promover o seu podcast. Além disso, você se torna uma ótima opção, já que:

  • Está acostumado a falar com seu público no seu podcast;
  • Conhece sobre a importância da qualidade de som;
  • Você tem empatia com as necessidades de um apresentador/host de podcast e é capaz de criar valor para o programa em que aparecerá.

Benefícios do CrossGuesting

Os benefícios táticos são muitos, tanto para o anfitrião/host, quanto para o convidado. Como convidado, você pode agregar valor ao podcast do apresentador, oferecendo não apenas sua paixão, ideias e conhecimentos, mas também pode falar sobre seus produtos e serviços.

  • Ótimo para o seu SEO: participações em podcasts geralmente resultam em backlinks para o seu site. Isso é importante porque os links para o seu site são um dos sinais de classificação mais importantes que o Google usa. Portanto, se você está usando um podcast como estratégia de conteúdo e deseja que seu podcast apareça nos resultados de pesquisa com mais facilidade, é necessário ter links para seu site. Cada vez que você aparece no podcast de outra pessoa, esse é um resultado provável.
  • É durável:  embora seja provável que você receba um impulso inicial, o episódio em que você aparece continuará a existir. E permitirá que as pessoas descubram seu podcast mesmo depois de muito tempo.
  • Acima de tudo, você pode atrair seu público ideal:  pessoas que já ouvem podcasts. Se os ouvintes gostam de você como convidado, eles irão conferir seu próprio podcast. Uma ótima aparição em um podcast popular pode disparar sua própria base de assinantes.

Se você pode pegar sua própria mensagem, missão e valores e combiná-los com os do podcast do seu anfitrião, você está atraindo um público super engajado. O reconhecimento da sua marca aumenta no processo.

Qual a melhor forma de começar com uma estratégia de “Crossguesting”

Comece com podcasts menores, menos conhecidos, mas de boa qualidade. participar desses podcast menores vai te dar confiança e também vai criar autoridade e portfolio para conseguir ser convidado para os programas mais famosos. O segredo aqui é começar com os pequenos e ir aumentado aos poucos. Para aparecer nos grandes podcasts, prove que você é um convidado preparado com uma mensagem digna de um grande público. Ter sido convidado em outros programas vai te ajudar a entrar nos grandes podcasts.

O Processo

A estratégia de CrossGuesting se divide em 5 partes:

  1. Pesquisando podcasts para aparecer;
  2. Encontrando informações de contato;
  3. Campanha de divulgação para explicar porque você seria um ótimo convidado;
  4. Sua aparência de convidado;
  5. Acompanhamentos.
1. Pesquisando Podcasts para aparecer

Você pode usar o iTunes para pesquisar podcasts em seu nicho. Faça algumas pesquisas de palavras-chave de SEO , localize podcasts que sejam compatíveis com seu próprio conteúdo e procure o site do podcast. É recomendável inserir os candidatos em uma planilha para controle.

Apple Podcasts é uma ferramenta de descoberta e pesquisa bastante pobre, que pode ser substituída por uma simples pesquisa no Google, digitando um termo ou palavra-chave e, em seguida, adicionando + podcast no final. Na maioria dos casos, haverá descrições. 

Portanto, crie uma lista de cerca de 20 podcasts nos quais você gostaria de estar. 

2. Encontrando informações de contato

A próxima etapa do processo é identificar os endereços de e-mail. A ferramenta indicada para isto é uma extensão do Chrome chamada Hunter. Alguns sites de podcast podem ter apenas um formulário de contato, mas a maioria revelará endereços de e-mail.

Fazer campanhas de divulgação sozinho pode ser fácil e econômico, mas você precisa de tempo e de estar preparado para as rejeições.  A boa notícia é que com tempo você começará a ser reconhecido. Cada novo projeto de Crossguesting levará cada vez menos tempo.

Antes de iniciar sua comunicação com o Host do podcast que quer ser convidado, faça o seguinte:

  1. Ouça alguns episódios recentes, não apenas um;
  2. Anote algo de que gostou no programa ou entrevista deles;
  3. Escreva 3 maneiras diferentes de adicionar uma nova perspectiva a um tópico que ele abordou;
  4. Esteja ciente dos temas de conteúdo atuais.

Feito isso, você está pronto para começar, mas primeiro, desenvolva um modelo de divulgação por e-mail e, em seguida, personalize-o antes de enviá-lo. O tom e a eficácia do seu convite para o apresentador de um programa são essenciais.

  • Que informações exclusivas você pode ensinar ao público deles?
  • Qual é o valor para o público de ter você como um grande especialista convidado?
  • Existem histórias interessantes que o público dele se beneficiará em ouvir?
  • Você consegue pensar nos conselhos e conhecimentos mais relevantes para o público do anfitrião do seu podcast?

Lembre-se de que esse modelo precisará ser criado apenas uma vez e tem benefícios adicionais, como servir para outras campanhas de divulgação. 

Em seguida, crie um Mídia kit de no máximo uma folha para o seu podcast e adicione-o como um anexo ou seção separada. 

Esta seção deve ser sobre você, seu podcast, os tópicos, seu público. Lembre-se de que isso não substituirá o argumento de venda; no entanto, irá complementá-lo e aprimorá-lo. Um exemplo:

  • Uma breve introdução;
  • O valor ou áreas de tópico que seu podcast cobre;
  • Outros lugares em que você participou (ou seja, outros podcasts);
  • Seu setup / equipamento;
  • Estatísticas de público para mídia social;
  • Um link para o seu calendário online;
  • Informações de contato;
  • Assinatura / agradecimento.

Ao enviar um e-mail para seu possível anfitrião, ele deverá conter:

  1. Um assunto encantador que chame a atenção. Sua linha de assunto cria ou quebra seu argumento de venda.
  2. Uma saudação pessoal que estabelece uma conexão. Cumprimente o proprietário do programa pelo nome.
  3. Uma abertura que apresenta você de forma poderosa. Suas linhas de abertura devem dizer quem você é e por que está escrevendo.
  4. Algo que destaca sua história, concentre-se na novidade. Mostre ao anfitrião por que sua história é diferente, continue procurando até encontrar um ângulo único. Você também deve adicionar uma pitada de prova social para mostrar sua autoridade. Existem muitas maneiras de demonstrar sua autoridade. Aqui estão algumas:
    • Compartilhe alguns podcasts populares em que você participou;
    • Vanglorie-se dos principais blogs em que você já esteve;
    • Fale de quaisquer menções notáveis ​​da imprensa, se tiver alguma;
    • Consulte um livro relacionado ao setor, se você tiver escrito algum;
    • Declare todos os prêmios do setor que você ganhou ao longo dos anos.
  5. Encerre com uma conclusão emocionante que obriga o anfitrião a responder positivamente ao seu pedido. Uma pergunta é um bom call to action.
4. Sua aparência de Convidado

Contribuir com os podcasts em que você aparece significa pensar no anfitrião que está do outro lado da entrevista. 

Facilite para o seu anfitrião, especialmente se você nunca o conheceu. Siga o processo que eles descrevem para você, se eles pedirem que você use suas ferramentas e formulários, siga em frente. Certifique-se de ouvir os episódios recentes deles e esteja ciente do formato e da estrutura do programa em que você está participando.

5. Acompanhamentos

Após a entrevista, apoie seu anfitrião da maneira que gostaria que seus convidados fizessem. Estenda a mão e agradeça oferecendo seu apoio para compartilhar as notas do programa (Show notes). Pergunte se há algo que você possa fazer para ajudar a criá-las, por exemplo, links, imagens e outras informações que você enviar.

Conclusão

O Croosguesting pode parecer muito trabalhoso. Mas acredite, vale a pena. Existem serviços de SEO que cobram um valor absurdo por um artigo ou backlink de um site confiável. Essa estratégia é melhor, você terá uma entrevista de áudio confiável sobre seu podcast e negócios, com um back-link para seu site. Você também falará e envolverá um novo público que já está ouvindo podcasts e pronto para sua mensagem.

Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via Polymash

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