fbpx
Exemplo de Audiogram no Twitter do Weswood.

Um vídeo capta mais atenção, não há dúvidas. Ele também chega mais rápido às pessoas e quando o áudio não é uma opção, ele pode levar sua mensagem adiante. Já um áudio possui uma vantagem óbvia: você não precisa olhar para o celular, ou para o computador, para apreender o conteúdo, o que te deixa com mãos e cabeça livres para fazer alguma outra coisa – dirigir, cozinhar, aguar as plantas… Sem falar que um áudio é, sem dúvida, mais fácil de produzir. 

O QUE É UM AUDIOGRAMA, PARA QUE SERVE?

Mas se você é podcaster e quer divulgar seu conteúdo em plataformas de vídeo (Instagram, Youtube, Facebook, Tik Tok, só para citar alguns exemplos), os Audiogramas se tornam uma ótima opção. 

Audiograma é basicamente um vídeo no qual é possível “assistir” as ondas de rádio de um episódio de podcast. Trata-se de uma imagem estática que torna-se um vídeo ao adicionarmos o áudio, as ondas sonoras e, às vezes, a transcrição do áudio. Eles surgiram para permitir que as pessoas pudessem consumir conteúdos de áudio em qualquer plataforma, sem necessariamente clicar em um link ou abrir um aplicativo. Muitas redes sociais não aceitam formatos de áudio (como MP3, por exemplo), mas com audiogramas, é possível colocar seu programa em praticamente todas elas.

Audiogram: Mistura de visual, som, ondas de rádio e texto (se há transcrição).

Dessa maneira, você não precisa mais optar por vídeo ou áudio, mas pode colocar seu conteúdo nas duas categorias ao mesmo tempo. Assim, é possível alcançar um novo público com peças curtas de vídeo e entregar todo o conteúdo sem perder a praticidade. 

E COMO PRODUZIR UM AUDIOGRAMA?

Você não precisa saber tudo sobre mídias para criar um audiograma. Existem vários serviços que você pode usar para converter seus áudios em vídeo. Desde aplicativos como o PodVideo, softwares como o After Effects e sites especializados. A equipe do BDG listou aqui quatro sites bem populares onde você pode transformar seu áudio em vídeo. Depois conta pra gente qual foi o seu escolhido.

1. AUDIOGRAM (https://getaudiogram.com/ )

Ao contrário dos outros sites, esse portal é específico para a criação de audiograms. Três possibilidades de planos, o mais básico é gratuito e o mais completo sai por $ 29 mensais.

2. HEADLINER (https://www.headliner.app/)

Aqui, além da opção de criar as ondas de rádio, você pode incluir capas, gifs, animações e transcrição. É possível experimentar gratuitamente e, se gostar, escolher um de três planos: desde um plano gratuito, passando por um intermediário de $ 9.99, até o mais completo que é customizado. 

3. WAVVE (https://wavve.co/)

Nesse site, você já pode criar vídeos dos áudios no formato exato para cada rede social. Possui planos mensais (o mais completo custa $ 32) e anuais (o mais caro sai por $ 264).

4. AUDIOBURST CREATORS (https://audioburst.com/creators/podcasters)

Nossa última opção, promete transcrição com 85% de acerto (aconselhamos que você cheque os idiomas disponíveis antes). É possível testar gratuitamente antes de decidir assinar.

Essa lista será atualizada pelo nosso time conforme encontrarmos mais plataformas bacanas! Se você conhece alguma, indica aí pra gente e não esquece de contar também o que achou dessas que indicamos! Se quiser mais dicas de Audiogramas ou qualquer outro assunto relacionado a podcast, avisa a gente!


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *