fbpx

Existem algumas alternativas para quem quer produzir podcast com qualidade e sem gastar demais. É importante focar no que é essencial para capturar o som e a voz mais limpos possíveis. Uma alternativa é recorrer aos estúdios de gravação na hora de gravar o seu episódio (o BDG oferece aluguel de estúdios parceiros caso você se interesse). O problema do estúdio, é que devido ao custo, ele inviabilizada pequenos projetos de podcasts. Uma outra solução seria montar um ambiente acusticamente isolado em casa. ë uma ótima solução porém tão cara quanto a opção de gravar em estúdio.

DIFUSOR ACÚSTICO PARA GRAVAÇÃO

Em alguns casos, ainda é mais eficiente ter algo mais prático e que possa ser guardado depois da gravação ou até transportado. Pensando nisso, nós criamos um tutorial que ensina você a construir uma caixa isolante para o microfone do zero e com materiais baratos. Essa estrutura também é conhecida com Painel Difusor Acústico para Microfone, difusor acústico para gravação, box de espuma acústica para isolamento de microfone ou ainda Painel de gravação absorvente de som. Independente do nome, com esse aparato, você pode garantir diminuição de ruídos durante a gravação e garantir uma melhor qualidade ao som do seu podcast. Existem inclusive alguns modelos portáteis que você pode comprar online, mas avisamos: eles custam um bocado.

Depois de investir em um bom microfone (citamos alguns que valem a pena aqui) o próximo passo é investir em algo que isole os ruídos ao redor desse microfone. Ruídos de fundo são sempre um problema e às vezes é impossível impedir que um carro passe, que o caminhão de lixo apareça, que o cachorro lata… Mas se você não tem um editor ou precisa editar seu próprio Podcast, um som limpo vai facilitar muito o seu trabalho. Se você tem um editor, isso também vai te ajudar a manter a sanidade mental dele. Essa caixa de isolamento acústico é simples de fazer: basta instalar espuma acústica (aquela mesma que se costuma encontrar em painéis e paredes) em seu interior, como mostraremos a seguir.

Existem vários tutoriais interessantes online mostrando como fazer isso, mas nós optamos por um que acreditamos ter adicionado alguns toques extras que melhoram o produto final.

Materiais que você vai precisar.

Caixa dobrável de 30 litros: Você pode encontrar caixas de tecido maleável no Mercado Livre. Elas vêm de diversos tamanhos, mas você certamente encontrará uma de aproximadamente 30L. Elas também são conhecidas como caixas organizadoras dobráveis. Lojas como Leroy Merlin, Etna ou Tok&Stok sempre tem.

Painéis de papel pluma (ou foamcore, ou foam board) 5mm: Papelão bem grosso também funciona, mas o papel pluma tem maior rigidez e mais capacidade de isolar o som. Esse papel pluma é o toque extra de que falamos anteriormente.

Espuma de isolamento acústico: Você vai precisar de 5 placas de 50cm x 50cm. Fique atendo pois os sites vendem no kit. Mercado livre é um lugar para encontrar placas avulsas.

Spray adesivo 3M Super 77: Ele cola mesmo, então use com sabedoria. Utilize preferencialmente do lado de fora da sua casa ou com uma máscara. Cuidado para não inalá-lo ou estar próximo a chamas. Um outra solução mais barata é a cola especial para espuma.

Fita de velcro e para cortar e aparar, um estilete com lâmina zero e uma boa régua bem comprida. 

Todos esses materiais podem ser comprados pela internet, experimente no Mercado Livre, Magazine Luiza ou lojas de artesanato e arte perto da sua casa. Lembre-se de comparar os preços.

Mãos à obra, podcaster!

As dimensões dos seus painéis dependerão do tamanho da sua caixa, mas o mais importante é que eles entrem e saiam facilmente. Uma pequena margem de erro não causará problemas e frestas por onde o ar possa passar deixam a acústica ainda melhor. Você precisará de 5 painéis de espuma isolante e 4 painéis de papel pluma.

Medindo as dimensões.

1. Com o estilete, faça um pequeno corte na costura da parte de trás da caixa, o suficiente para passar os cabos do seu microfone.

Se necessário, use fita adesiva para fechar o rasgo.

2. Comece colando 4 das espumas acústicas nos papéis pluma com a cola spray. O papel dará a elas um “encosto rígido”. Deixe 1 espuma acústica sem o papel pluma; esta irá ao fundo da caixa. Nela, você pode colocar apenas o velcro na parte de trás. 

3. Coloque o velcro na parte de trás dos papéis pluma após colar as espumas isolantes. Em seguida, grude-as nas partes internas da caixa. Sugestão: cole as partes laterais primeiro, pois elas terão os cantos mais altos. Em seguida, os outros dois nas partes de cima e de baixo.

4. Coloque as partes de baixo e de cima. Por último, grude a espuma isolante que possui apenas o velcro ao fundo da caixa. Ela deve ficar um pouco curvada, já que o fundo da caixa é feito de tecido.

5. Corte um pequeno pedaço de espuma isolante para servir como base para o seu microfone. Utilizando o velcro, grude-a de cabeça para baixo, de maneira que as “ondinhas” da espuma se encaixem. Assim, você criará um suporte firme e evitará que possíveis vibrações cheguem até o microfone na hora em que estiver gravando.

6. Posicione seu microfone, passe os cabos pela fresta que você fez na parte de trás (se preciso, feche-a com a fita adesiva preta) e… pronto! você já pode começar a gravar.

Tem dúvidas, sugestões ou opiniões? Sinta-se à vontade para mandar um email ou entrar em contato pelas nossas redes sociais! Também pode nos mandar uma foto depois de construir o seu Difusor! Bom trabalho!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *