fbpx

Muitos podcasters iniciantes tem dificuldade ao fazer suas primeiras gravações. Alguns, por falta de conhecimento, produzem áudios com pouquíssima qualidade.

É por isso que vamos trazer aqui um passo a passo de como fazer essa gravação de um jeito fácil, rápido e de graça. E se você gosta mais da explicação em vídeo, já pode pular lá pro fim do artigo, que tem um tutorial do Youtube lá.

Para começar você vai precisar de 3 coisas:

  1. Microfone
  2. Computador
  3. Software

Para resolver o primeiro problema, vamos usar um microfone USB. Eu sei que existem muitos tipos de microfones, mas se você está começando e não entende muito, não complique as coisas. Compre um mic. USB que é simples de usar e vai entregar uma boa qualidade. Para te ajudar, já tem um artigo aqui com os melhores microfones USB para podcast.

A gravação de áudio não exige muito do computador, por isso qualquer máquina em boas condições de uso será suficiente para a nossa atividade. Logicamente vai precisar de uma entrada USB para conectar seu microfone do parágrafo anterior.

E para gravar vamos usar o software REAPER. Ele já é um DAW (Digital Audio Workstation) profissional, usado por muitos estúdios de gravação. Ele é gratuito por 2 meses e depois você é convidado a pagar, caso não pague, ele continua funcionando normalmente. Como você está começando, com pouco dinheiro para o podcast, pode postergar esse pagamento até o momento que achar adequado.

Faça o download do REAPER aqui.

Selecione o sistema operacional que está usando no meu computador.

Agora com o REAPER instalado eu vou mostrar passo a passo como fazer a gravação. As imagens mostradas abaixo são do sistema operacional macOS, mas no Windows é a mesma coisa. Isso é uma característica boa desse software, funciona da mesma forma em vários sistemas.

Como o REAPER aberto vamos fazer uma simples configuração, e ela só precisa ser feita uma única vez. vá em PREFERENCIAS > AUDIO > DEVICE para aparecer uma janela como essa abaixo. Na opção “Audio Device” selecione o seu microfone USB. Agora é só apertar “OK”.

Agora vamos criar uma pista/track de gravação. Basta dar dois cliques nessa área pontilhada:

Prontinho! Já temos nossa pista/track de gravação.

Estamos quase lá! Aperte o botão de REC 1 para “armar” a pista e receber o audio do microfone. Depois aperte o botão REC 2 logo abaixo para iniciar a gravação. Quanto terminar de falar tudo que precisa, aperte novamente o REC 2 para interromper a gravação.

Veja acima com ficou a gravação, agora vamos salvar um arquivo no formato .WAV para enviar ao editor.

Para salvar vá em FILE > RENDER e uma janela se abrirá como mostrado a seguir:

Na janela do RENDER, selecione a pasta onde quer salvar e dê um nome para o arquivo. Em seguida coloque em “mono” e agora é só apertar o botão “render 1 file”.

Acabou! Seu aúdio está gravado em boa qualidade, pronto para ser editado.

Tutorial em vídeo


4 comentários

ueslei · junho 19, 2020 às 8:38 pm

Cara, muito bom tutorial parabéns!
O que seria muito útil, seria um tutorial de como editar e mixar podcast no reaper, se fizer e só me avisar verei sem pensar duas vezes!
parabéns pelo ótimo trabalho!

Natalia · julho 10, 2020 às 5:14 pm

Adorei o artigo! Super didádito, simples e útil. Obrigada 🙂

Amauri Sergio Marque · agosto 6, 2020 às 12:32 am

Nossa! Impressionado com o conteúdo e com a dinâmica didática! Parabéns! Ainda não conhecia seu trabalho. Muito profissional, orgânico e natural. Excelente qualidade. Mais uma vez, parabéns! Estou começando agora e preciso aprender muito ainda… Quero comprar um microfone, mas estou inseguro sobre o modelo… Acho que tenho aquela fantasia na mente daqueles microfones que se parecem com uma antena de radar, com aquela tela redonda na frente, enfim, bobeira, mas é sonho. O que puder me indicar para seguir e aprender a partir do zero, agradeço imensamente. Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *