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A introdução (INTRO) do podcast é o que leva o ouvinte ao seu conteúdo principal, já o encerramento (OUTRO) faz com que ele queira voltar depois para ouvir mais.


Dicas gerais:
  • Cada episódio que você lança sempre será o primeiro de alguém.
  • Você tem apenas 5 minutos para convencer o ouvinte que o episódio vale a pena.
  • Deixe que saibam qual é o conteúdo do episódio. Diga o que eles vão ganhar ao ouvir.
  • Não deixe dúvidas de que este é o podcast que eles estão procurando.
  • Use o seu OUTRO (encerramento) para garantir que os ouvintes ocasionais se transformem em assinantes (ouvintes regulares que assinam o seu feed).

Aparentemente, a parte mais importante do seu episódio é o conteúdo principal; onde você discute ou aborda o que foi prometido no título. A INTRO do podcast, no entanto, é o que leva o ouvinte a esse conteúdo. E o OUTRO ajuda a mantê-los ouvindo mais episódios.

Com a introdução do seu podcast, você tem a tarefa muito importante de definir o cenário para seus ouvintes. Alguns podem ter ouvido todos os episódios que você já lançou antes, mas para alguns, essa será a primeira impressão do seu podcast.

Esses novos ouvintes não têm absolutamente nenhuma lealdade ou obrigação para com você ou seu conteúdo nos minutos iniciais. Eles provavelmente terão uma lista de reprodução de outros podcasts já baixados e prontos para ouvir. Eles estão esperando só um motivo para pular para o próximo.

Eles estão lhe dando uma chance – mas você não tem muito tempo. Algumas pesquisas mostram que cerca de 30% dos ouvintes dão apenas 5 minutos para que um novo podcast consiga conquistá-los.

Assim como se eles pegassem um livro ou ligassem um programa de TV, há algumas perguntas subconscientemente passando pela cabeça deles. Isso parece interessante? Parece bem feito? Eu sei o que está acontecendo? O que há nisso para mim?

É aqui que a introdução do seu podcast precisa fazer seu trabalho.

O que faz uma boa introdução?

Coloque-se no lugar de um novo ouvinte – alguém que você consideraria estar no seu público-alvo. Ele baixou seu último episódio e apertou o “play”.

Como já disse, esse novo ouvinte não têm lealdade a você. Ele provavelmente nunca ouviu falar de você e, neste momento, não está interessados ​​em você pessoalmente.

Ele baixou esse episódio para satisfação própria. Ele quer algo com isso. E se é para aprender alguma coisa ou para se divertir, ele quer saber o mais cedo possível o que você vai entregar.

O que devo incluir na minha introdução do Podcast?

Não quero que você pense que existem “regras” extremamente restritivas para INTROs e OUTROs, a liberdade criativa ainda é a base para tudo isso. Não seria muito interessante se todos os podcasts fossem iguais.

No entanto, há algumas coisas que eu sugiro que você sempre inclua na introdução do seu podcast.

  • Seu nome. Não precisa ser seu nome completo, pode até ser um apelido. Apenas deixe seu ouvinte colocar um nome na voz o mais cedo possível.
  • Qual o nome do podcast? Você pode supor que eles já saibam disso, mas lembre-se que você pode ser só mais um em uma enorme lista de reprodução de novos podcasts que estão testando.
  • Para quem é o podcast? Se o seu programa é voltado para pessoas que querem aprender a falar espanhol, deixe isso claro desde o início. Se alguém que está ouvindo não quer aprender espanhol, não há benefício para ele continuar ouvindo. Por outro lado, algumas pessoas vão pensar “é exatamente isso que eu estava procurando”.
  • Qual é o tema geral do podcast? Esse podcast foi criado para falar de esportes, cinema, física? conte para seu ouvinte.
  • Sobre o que é o episódio? No tópico anterior demos uma visão geral para o ouvinte, agora é hora de ser específico e contar exatamente o que o episódio vai abordar.

Apresentando um problema e uma solução

Ser claro em ralação ao assunto é ótimo, mas fazer com que o ouvinte se relacione com ele mencionando algo com o qual está tendo problemas realmente os atrairá de verdade.

Por exemplo, no podcast gringo Podcraft , o público-alvo são pessoas que desejam aprender como fazer um podcast. Algumas de suas grandes lutas estão ligadas à aprender sobre microfones e equipamentos de áudio, edição e mixagem de áudio digital, como aumentar sua audiência e monetização.

De forma geral eles querem aprender como criar um podcast, e o Podcraft é uma solução para ajudá-los a fazer isso.

Porém, cada episódio lida com um subtópico específico, que fornece uma solução que os ajuda a trabalhar em direção ao seu objetivo geral. Então isso é sempre mencionando na INTRO do podcast para que o ouvinte saiba que está no lugar certo.

Assim, em um episódio sobre hospedagem, poderia apresentar o problema assim: “Você já se perguntou como faz o upload de um podcast e disponibiliza-lo no iTunes?”

Em seguida, a solução “Bem, neste episódio é exatamente o que você descobrirá. Vamos orientá-lo passo a passo no processo e, no final, você poderá enviar seu podcast ao iTunes de maneira rápida e fácil. ”

Comece seu episódio mencionando o problema geral que seu podcast aborda (por exemplo, aprender a criar podcast) e, em seguida, o problema específico que você vai abordar no episódio (por exemplo, colocar seu podcast no iTunes).

“Olá, e bem-vindo ao podcast __________, onde falamos sobre __________, para aqueles que _________. E esse episódio, é para você que já teve problemas com __________ ?, bem, é exatamente com isso que vamos ajudá-lo nessa semana, você vai aprender como __________ ”

Você não precisa copiar esse texto literalmente, mas faça dele a estrutura inicial da introdução do seu podcast e com o tempo vai dando a sua cara para essa INTRO. Com uma introdução bem feita, todos que realmente desejam continuar ouvindo passarão para o conteúdo principal do episódio onde você poderá conquistá-los de vez.

O que faz um bom OUTRO?

Os últimos minutos do seu episódio são para a criação de uma impressão duradoura do podcast na mente do seu ouvinte. Essa é a função do OUTRO ou encerramento.

Você pode ter feito um ótimo trabalho com a introdução do podcast e com o conteúdo principal, mas se o episódio terminar mal, pode ser o suficiente para o novo ouvinte não assinar o seu feed.

O trabalho do OUTRO é essencialmente agradecer ao ouvinte e relembrar todos os detalhes vitais que surgiram durante o episódio.

É também a parte em que você pode pedir algo em troca. Se alguém ficou até o final, provavelmente gostou do episódio que você criou, portanto, pode estar disposto a responder à sua solicitação de algo como uma classificação, resenha, seguir nas redes sociais etc

O que devo incluir no meu encerramento?

Assim como a introdução do podcast, não existem “regras”, mas se você deseja encerrar seu episódio com eficiência, considere o seguinte:

  • Agradeça por ouvirem. Existem centenas de milhares de podcasts por aí e eles escolheram ouvir o seu.
  • Mencione onde estão as anotações com todos os links sobre tudo o que foi mencionado no episódio. Se tiver um site, é para lá deve enviá-los.
  • Se possível, ofereça a eles um teaser do que está reservado no próximo episódio.
  • Envie seus ouvintes para um único local – de preferência o seu site. Não faz sentido ler o seu endereço de e-mail, o endereço do Twitter, a página do Patreon, o URL do Facebook, quando você pode ter todos esses links reunidos de forma clara e fácil no seu site.
  • Inclua um call to action (CTA). Esta é a sua oportunidade de pedir algo em troca. Você deve fazer apenas um CTA por episódio. Se você pedir várias coisas, as chances são de que os ouvintes não façam nada. Então escolha apenas um CTA e seja claro. Você pode pedir ao seu ouvinte que:
    • Assine o podcast
    • Compartilhe o podcast ou conte a um amigo sobre ele
    • Classifique / analise o podcast
    • Inscreva-se na sua lista de e-mail ou faça o download do seu e-book
    • Compre ingressos para seu evento ou conferência
    • Ajude no Patreon ou financiamento coletivo

Conclusão

Isso não pode ser burocrático ou algo que vai restringir sua criatividade. Pelo contrário, o trabalho da INTRO e do OUTRO é apoiar e aprimorar o conteúdo principal dos seus episódios.

Você não precisa pensar demais neles ou gastar muito tempo com eles. Basta colocar em prática essas recomendações para não perder ouvintes desnecessariamente.

Com o tempo, ficará cada vez mais natural incluir coisas que você deseja no início e no final do episódio.

Espero que isso tenha lhe dado uma boa idéia de como você pode fazer algumas melhorias em seus episódios.

Esse é um conteúdo do The Podcast Host e foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba.

1 comentário

Marcelo · maio 2, 2020 às 11:23 pm

Achei muito interessantes as dicas. Realmente é “food for thought” e eu já adaptei no meu projeto. Valeu pelas dicas.

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