fbpx

Este aqui é um guia básico de equipamentos para podcast. Reuni todas as informações necessárias para quem está começado um podcast e está perdido sobre quais equipamentos deve comprar.

NOTA 1: Todos as indicações desse post são feitas baseadas na experiência do Bicho de Goiaba, estúdio especializado em produção de podcast. Existem centenas de equipamentos e marcas, estamos compartilhando aqui o que deu certo no dia a dia com nossos clientes.

NOTA 2: Esse post será sempre atualizado a medida que novos equipamentos para podcast forem surgindo ou quando a nossa opinião mudar sobre determinadas marcas e produtos.

Já que você está começando, aqui vai uma dica: mantenha as coisas simples, foque no seu conteúdo que é o mais importante, equipamento não determina sucesso de podcast.Tem um vídeo aqui sobre esse assunto. Comece com um setup básico e vá evoluindo com o crescimento do seu podcast.

Parece complicado mas não é, você vai precisar de um equipamento para captar sua voz e outro para armazená-la.

Veja como a lista é simples:

  • Equipamento para captar o áudio
  • Equipamento para gravar o áudio

Com a lista na mão, vamos às compras. Veja agora as opções que temos para cada tipo de equipamento.

GRAVANDO O ÁUDIO

Primeiro, vamos escolher onde vamos armazenar o áudio, e somente depois vamos decidir como fazer a captação. Veja as opções:

A – Gravando podcast no notebook / PC

Essa é opção mais óbvia, simples e fácil para começar. Se você tem um computador, já esta pronto para gravar. Será necessário um software para executar essa tarefa, segue algumas sugestões:

Vale ressaltar que aqui estamos falando de gravação de “podcast solo” ou podcasts gravados pela internet, cada um no seu computador. Se você precisa gravar em um mesmo local com mais de uma pessoa, pule para a opção “gravador digital”.

O computador com suas entradas USB e também a entrada de “mic/fone de ouvido” já são suficientes para começar. Agora, se quer um setup mais robusto com um áudio de maior qualidade é preciso de uma interface de áudio. Ela é uma ponte entre seu microfone e seu computador. Muitos chamam esse equipamento de placa de som, sua principal função é fazer as conversões do sinal analógico em sinal digital e vice-versa. Quando se usa uma interface de áudio para fazer essas conversões, a placa mãe do computador é liberada dessa tarefa, o que otimiza seu funcionamento. E tem mais, a interface de áudio permite gravações mais fiéis e com mais qualidade que simplesmente ligar o microfone diretamente ao computador.

Como escolher o melhor equipamento para gravar podcast
Opções de interface de áudio para gravação de podcast

Aqui temos três modelos de marcas consolidadas no mundo do áudio. Escolha aquela que caiba no seu bolso e seja feliz.

OBS: Eu não quero complicar as coisas aqui nesse post mais do que o necessário, porém se você quer gravar mais de uma pessoa usando uma interface de áudio, existem outros modelos, mais complexos e mais caros, com mais entradas para microfones.

B – Para gravar podcast com celular

Essa é uma alternativa para quem não tem computador ou simplesmente quer usar a mobilidade do celular para gravar em qualquer local.

Android ou iOS? Isso não é importante, o que vai fazer a diferença aqui é se o celular tem ou não entrada de fone de ouvido. Pois é isso vai impactar diretamente no tipo de equipamento que será usado para captação.

O uso do celular é indicado para a gravação de uma ou no máximo duas pessoas.

Celulares com entrada de fone de ouvido.

Sou uma pessoa mais triste depois dessa onda de tirar a entrada P2 dos novos celulares, mas a vida é assim. Se você ainda é uma pessoa feliz com uma entrada de fone de ouvido no celular, saiba que nesse orifício do fone de ouvido também se pluga um microfone, é só usar o Aplicativo de gravação que já vem instalado.

Celulares sem entrada de fone de ouvido.

Nesse caso será necessário comprar um adaptador como esse mostrado abaixo. E no caso do iPhone tem algumas opções como o iRig, um excelente microfone desenvolvido especialmente para a turma da maçã (leia sobre ele mais abaixo).

como gravar podcast com o celular equipamento
C – Usando um gravador digital para gravar seu podcast (Recorder)

A opção mais profissional e também a mais cara, uma vez que você já possui um celular ou notebook e dificilmente terá um gravador parado em alguma gaveta. Mas não tem jeito, se você quer atingir o máximo de qualidade e mobilidade no seu podcast, vai ter de adquirir um gravador digital.

O bom é que esses esquipamentos são duráveis e resistentes, muito provavelmente você vai comprar só um na sua vida.

O funcionamento é bem simples, só ligar os microfones no gravador, configurar o volume de entrada e apertar o “REC”. O áudio será gravado em um cartão SD, que você tira e leva para seu computador para editar.

Aqui no Bicho de Goiaba somos fãs da ZOOM, nós usamos e até alugamos esses gravadores. O modelo H4N PRO tem entrada para 2 microfones e pode ser expandido para 4 usando um adaptador. O Modelo H6 tem entrada para 4 microfones e pode chegar a 6 com o adaptador.

CAPTANDO O ÁUDIO

Mas você já deve estar pensando: “o meu notebook e o meu celular já vem com um microfone interno”. Pois é! Ele não serve para gravar podcast, use para suas conversas no Skype e hangouts com a família, e só. Aqui você vai precisar de um microfone de verdade, pode ser o mais vagabundo de todos, não tem problema. O microfone interno não tem a qualidade que precisamos para o podcast.

A – Captando o áudio com headset USB

Os headsets com conexão USB são a primeira opção para captar o som da sua voz de um jeito barato. Eles são simples de instalar e usar. Já vem com o fone de ouvido e como característica desse produto, mantem uma distância fixa entre o microfone a sua boca. Podcasters iniciantes tem dificuldade de manter essa distância fixa quando seguram o microfone.

O Sennheiser PC8, o Microsoft LifeChat LX3000 e o Logitech H390 São ótimas escolhas para quem está começando.

OBS 1: Você também pode usar headsets com aquele plug pequeno P2 (aquele de fone de ouvido). Mas fique atendo ao tipo de entrada P2 que seu computador tem. Veja na imagem a diferença dos plugs.

É por isso que eu indico os modelos USB, porque não tem como errar.

OBS2 : Os headsets geralmente são usados para gravar no computador, porém com um conector correto, eles também podem ser usados em celulares.

B – Captando o áudio com Microfone USB

Outra opção são os microfones USB. Eles vão entregar mais qualidade que as opções anteriores, mas com um pouco mais de gasto no orçamento. Se você puder, eu recomendo começar daqui.

Sobre microfones USB, eu já escrevi um post completo com as melhores opções. Só clicar aqui e escolher.

C – Captando o áudio com microfone dinâmico com cabo XLR/Canon

Ainda existe uma opção mais profissional que é um microfone com cabo tradicional. É aquele microfone que você nos shows, nos programas de TV, no auditório da faculdade, etc.

De forma resumida existem dois tipos de microfones: “dinâmico” e “condensador”. O microfone condensador é aquele microfone bonito que vemos nos clipes musicais quando o cantor está no estúdio. E se você não tem um estúdio com tratamento acústico, esse produto não é pra você. Vamos focar no microfone que atende 99% dos podcasters, o dinâmico. Esses microfones são menos sensíveis, mas rejeitam ruídos indesejados do ambiente. E como não gravamos em estúdios, vamos precisar muito reduzir ao máximo os ruídos em nossa volta.

Tem uma infinidade desse tipo de microfone por aí, mas nós recomendamos o AKG P3S. Ele é bom, bonito e barato. Até agora é o melhor custo benefício que encontramos.

D – Captando o áudio com microfone para iPhone

O iRig HD 2 é uma opção direcionada para quem tem iPhone. Porém ele vem com um cabo adicional USB permitindo conectá-lo ao Mac ou PC.

E como o próprio nome indica, essa é a segunda versão desse modelo, o que mostra uma evolução de design e qualidade em relação ao seu antecessor.

Ele já vem com um controle de volume embutido e uma saída de fones de ouvido deixando tudo muito prático na hora da gravação.

E esse é único microfone condensador indicado pelo BDG e eu já explico. No início desse post eu mostro porque o microfone dinâmico é mais apropriado, porém veja que o formado do iRig HD 2 acompanha o formato dos microfones dinâmicos, juntando isso com sua cápsula banhada a ouro de alta qualidade, temos um cenário perfeito para redução de ruídos externos.

CONCLUSÃO

Quando se trata de equipamento para gravar podcast, assim como em qualquer coisa na vida: comece simples, complique depois.

IMPORTANTE: Não recebemos nada das marcas e produtos citados aqui, até gostaríamos por que defendemos muitos esses produtos. 🙂

Você pode procurar também opções mais baratas de cada um desses itens. Eu optei por citar aqui somente itens que tenho certeza que vão funcionar corretamente com você, assim como aconteceu comigo. Espero que esse conteúdo tenha sido útil. Se foi, compartilhe com seus amigos podcasters.

Aqui no blog do Bicho de Goiaba tem mais conteúdos feitos especialmente para quem está começando:

Entenda a estrutura padrão de um podcast aqui e aprenda como dividir seu conteúdo em atos para conquistar a atenção do seu ouvinte.Aqui também tem o Guia definitivo para quem quer criar um podcast. Boa leitura!


10 comentários

RICARDO FILO · março 30, 2020 às 2:57 pm

Senti falta de opções de microfones de mesa USB. Conhecem a linha Blue? http://www.bluemic.com

    Renato Bontempo · março 30, 2020 às 3:08 pm

    Olá Ricardo,
    Eu conheço sim, porém esses microfones são do tipo “condensador” e por isso eu não recomendo. A maioria dos podcasters iniciantes não tem um ambiente preparado (sem ruído) para utilizar esse tipo de microfone. O microfone ideal é o tipo “dinâmico”.

    Mas eu reconheço a qualidade dos microfones da Blue, mas é preciso contextualizar o seu uso. Talvez esse seja um próximo post. 🙂

Daniel · abril 8, 2020 às 2:11 am

O microfone integrado do Zoom H6, no padrão XY, consegue captar um áudio com qualidade em um pequeno ambiente fechado, numa conversa de 3 ou 4 pessoas em uma mesa redonda? Não há ruídos do lado de fora.

    Renato Bontempo · abril 8, 2020 às 2:26 am

    Olá Daniel,
    Não é o ideal. Primeiros que todos as 4 pessoas vão ter de ficar de frente pra o microfone.Se o ambiente realmente for adequado, a captação pode ficar boa. Eu recomento que invista em 4 microfones e um gravador ou mixer mais barato.

Felipe · abril 8, 2020 às 2:47 am

Oi Renato! Tudo bem?
Sou um podcaster iniciante, mas como tenho formação em jornalismo já tive mais contato com rádio antes. Tenho um H5 e um microfone de lapela da Yoga que uso pras gravações mais simples, mas gostaria de montar uma mini-estrutura em casa pra gravar com mais profissionalismo. O que é necessário neste ponto? Sei que preciso investir num microfone (pensando que a casa não tem nada de preparação acústica) e gostaria de uma estrutura para instalação de ‘híbrida’ (ou algum sistema que permita jogar a ligação telefônica para o PC). Uma mesa é necessária?

Além disso, qual plataforma é a mais ideal para gravar conversas em grupo via internet? Já usei tanto Discord quanto Skype mas acho ambos um pouco pesados, o que acaba interferindo na gravação.

Agradeço! Abraços

    Renato Bontempo · abril 8, 2020 às 2:58 am

    Oi Felipe,
    Você já começou muito bem, o ZOOM H5 é ótimo. Agora é substituir o Lapela por um microfone dinâmico, eu recomendo o AKG P3s.

    Para as gravações remotas é melhor usar plataformas próprias para gravação de podcasd, como o Zencastr e o Squadcast. O H5 também é uma interface de áudio, ligue ele por USB no seu computador e grave usando uma dessas plataformas que falei anteriormente.

Marcos Dias · abril 8, 2020 às 12:36 pm

Então gostaria de saber o seguinte: Tenho uma mesa behringer xenix 502 e queria captar áudio do celular para entrevistados / convidados de forma remota. Eu consigo?

Duda · abril 8, 2020 às 5:12 pm

Oi Renato! Tudo bem? Sou uma podcaster iniciante, por isso queria uma ajuda sua! Uma app que me fez o convite para criar um podcast, eles me deram todas as instruções, inclusive sugestão de microfone, que foi um microfone portátil da SHURE modelo MV88. Você conhece?
Até agora ele tem funcionado bem, mas estou começando a entrevistar pessoas e quero criar uma estrutura um pouco mais profissional em casa, o que você me sugere para começar sem grandes equipamentos?
Desde já agradeço e parabéns pelo ebook sobre podcast, eu devorei em menos de 30 minutos!

    Renato Bontempo · abril 8, 2020 às 5:23 pm

    Oi Duda,
    Primeiro, muito obrigado pelo elogio em relação ao livro PODCAST DESCOMPLICADO. Fico muito feliz que tenha gostado.
    O MV88 é um equipamento fantástico, mas ele é microfone do tipo condensador, e você já leu o livro, sabe das implicações: Precisa ter um ambiente muito silencioso, pois ele é sensível.

    Se for gravar remotamente, use plataformas como Zencastr e Squadcast, só precisa comprar um mic USB. Tem um post sobre microfones UBS aqui no BLOG.

    Se for gravar presencial, compre 2 microfones comuns (Santo Angelo ou AKG p3S) mais uma interface de áudio de 2 canais ligada ao seu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *