fbpx

Antes de mais nada, vamos entender o melhor cenário para se ter um microfone USB, ou seja, vamos ver se você realmente precisa desse tipo de equipamento. É muito comum compras erradas feitas pelos podcasters iniciantes.

O microfone USB é indicado para a gravação de podcast solo ou gravações via internet usando Skype, Hangout, Squadcast, etc. Então, se você vai reunir a turma para gravar na sua casa ou na empresa, não é esse tipo de microfone que você precisa e sim, aqueles com cabos de áudio com plugs XLR (canon) ou P10 (banana). E isso é assunto para outro post.

Cabos XLR para microfones

Voltando ao USB. Esses microfones são muito populares para pessoas que iniciam um podcast. Afinal eles são simples de configurar e quem está começando não está a fim de saber muito sobre equipamentos de áudio, só querem gravar sua mensagem para o mundo e pronto.

Porém mesmo vistos como uma opção para iniciantes, os microfones USB aumentaram drasticamente a qualidade de captação nos últimos anos. O que é bom para quem está começando e também para muitos podcasters já profissionais que continuam usando o microfone USB.

Existem dois principais tipos de microfones, “dinâmico” e “condensador” e aqui eu já vou resumir a história: o tipo mais adequado para podcast é o dinâmico. Esses microfones são um pouco menos sensíveis, mas rejeitam ruídos indesejados do ambiente. E como não gravamos em estúdios com paredes de isolamento acústico, vamos precisar muito reduzir ao máximo os ruídos em nossa volta.

ATENÇÃO: Se você buscar aí no Google por “microfone USB para podcast”, só vai aparecer resultados de microfone “condensador”. E como você já aprendeu, esse não é o microfone que nos interessa. Então fique esperto!

Então já sabemos que você precisa de microfone USB dinâmico, vamos ver algumas opções.


Audio-Technica ATR2100

Esse é o queridinho dos podcasters iniciantes. Ele tem uma saída para fones de ouvidos, para você poder monitorar o seu áudio, e além da saída USB, ele tem também uma saída XLR. Dessa forma você pode usá-los como microfone USB ligado no seu computador ou como microfone XLR ligado em um mixer ou gravador digital. Isso significa que não vai precisar comprar um microfone novo tão cedo.

As saídas do ATR2100

Ah! Ele têm um padrão de captação polar “cardióide”, o que significa que foram preparados para captar uma única voz ao mesmo tempo, que é exatamente o que nós queremos.

Por ser tão famoso, a Audio-Technica lançou um novo modelo em 2020, o ATR2100X que mudou basicamente o tipo de USB para USB-C. E ainda tem a versão AT2005 que tem um visual diferente, mas no fundo é o mesmo ATR2100.

Os queridinhos de quem está começando no mundo do podcast

Os Clones

E também por ser famoso, sugiram as cópias. O que para nós consumidores foi ótimo, esses modelos imitadores são bons e ajudaram a baixar o preço desse modelo de microfone, pode comprar sem preconceito.

“Quem é clone de quem?”

Se for comprar um cópia, recomendo o SAMSON Q2U que entrega a mesma qualidade do ATR2100 que foi descontinuado e substituído pelo ATR2100X, como falei não mudou quase nada mas veio mais caro. Sem falar que essa é uma das poucas vezes que a cópia é mais bonita que o original.

Já o microfone Arcano AR A03 SETT é a opção mais barata, e esse é justamente seu único diferencial. O que é suficiente para conquistar muitos podcasters iniciantes que querem manter seu orçamento controlado.


RODE Podcaster USB

A marca Rode ganhou a simpatia dos filmmakers com aqueles microfones para as câmeras DSLR e com o tempo foi conquistando seu espaço também com os podcasters e já se tornou quase que uma marca de grife, por isso não se assuste com os preços.

O sonho de consumo USB

Olha! Eu nem vou ficar falando de especificações técnicas aqui. Saiba que está levando para casa o melhor que um mic USB pode oferecer.

RODE Podcaster é a versão USB do popular microfone RODE Procaster. Então se quer uma qualidade premium, mas prefere ficar com USB, em vez de adquirir um mixer ou pré-amplificador, o RODE Podcaster é a sua medida.

Como pode ver na foto, você também vai precisar de um braço articulado e suporte de microfone para deixá-lo bem bonito na sua mesa. Se você grava vídeos, ele vai fazer sucesso.

Tem alguma dúvida? Deixa aí nos comentários.


6 comentários

Denise · abril 2, 2020 às 5:35 am

Se a gravação for solo em pc e usando um microfone usb, é necessária a aquisição ou locação de interface de áudio?

    Renato Bontempo · abril 3, 2020 às 1:25 pm

    Oi professora,

    Nesse caso não é necessário. Somente o Mic. USB e o computador já são suficientes.

Felipe Souza · junho 18, 2020 às 9:27 pm

O ARCANO a03 sett é replica de qual microfone?, você sabe me dizer?

Os melhores equipamentos para podcast – Bicho de Goiaba · março 29, 2020 às 9:18 pm

[…] Sobre microfones USB, eu já escrevi um post completo com as melhores opções. Só clicar aqui e escolher. […]

O melhor microfone para podcast | 2020 – Bicho de Goiaba · abril 8, 2020 às 8:10 pm

[…] antecessor e se esse novo preço vai abrir caminho para os seus concorrentes. Como eu mostro nesse artigo aqui, esse modelo tem “clones” com boa qualidade e agora com preços muito mais em […]

Como gravar um podcast “solo” usando o REAPER – Bicho de Goiaba · maio 4, 2020 às 4:12 pm

[…] Para resolver o primeiro problema, vamos usar um microfone USB. Eu sei que existem muitos tipos de microfones, mas se você está começando e não entende muito, não complique as coisas. Compre um mic. USB que é simples de usar e vai entregar uma boa qualidade. Para te ajudar, já tem um artigo aqui com os melhores microfones USB para podcast. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *