Trazer convidados para seu podcast é uma ótima estratégia para consolidar a presença do seu conteúdo. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é como convidar entrevistados para o seu podcast.
É exatamente o que vamos falar hoje. Isso porque ter uma pessoa participando do seu conteúdo expandirá a autoridade do podcast no nicho dele. Além disso, vai propor insights e conhecimentos que seus ouvintes vão adorar.
Por isso, siga as dicas abaixo e não perca mais tempo para convidar entrevistados:
A escolha dos convidados para seu podcast vai depender de alguns fatores, como seu conteúdo, seu público e, claro, seu objetivo com a entrevista. Por isso, é importante colocar na ponta do lápis.
Procurar pessoas cujo público e tópico se alinhem ao seu nicho é uma ótima maneira de começar a construir seu grupo de possíveis entrevistados. Em primeiro lugar estude perfis e entenda o que essa troca poderá agregar para ambos.
Definiu e entendeu quais são seus interesses em determinados convidados? Então agora vamos para a próxima etapa.
Essa etapa pode causar certo medo. "E se não me responderem?", "Ou se eu não me expressar bem?", "E se?". Apesar disso, não deixe de seguir na sua jornada.
Aqui preciso dizer que os "nãos" vão sempre existir. Quem quer que você seja, onde é que você esteja. É preciso aceitá-los e - mais importante ainda - entendê-los para sempre fazer melhor. Não tem absolutamente nada de errrado em errar (desde que você busque aprender com as falhas).
Além disso, também não é um bicho de sete cabeças. É só um e-mail, vai! Lembre-se que também é do interesse do seu convidado estar no seu podcast. Por isso, mostre seu valor e como você pode ser importante para ele.
Aqui, uma dica de ouro é você ter em mente que seu e-mail não será o único na caixa de entrada do seu convidado. Por esse motivo, já vai pensando em como você vai se destacar e chamar a atenção dele para o seu e-mail!
Conte sobre seu podcast e diga sobre o que você gostaria de entrevistá-lo. Entretanto, ainda que você precise dizer os detalhes sobre sua produção, tente ser o mais direto possível.
Se o seu convidado não responder dentro de alguns dias, tudo bem! Faça uma nova tentativa com um e-mail de acompanhamento. Algo como um lembrete de seu e-mail anterior.
Não fique nervoso com isso, pois o primeiro contato pode ter caído no spam e enviado para a pasta de lixo eletrônico por acidente.
O acompanhamento não precisa ser muito longo; uma frase curta e direta (e gentil também) é o suficiente.
Convidado aceitou. Data e horas marcadas. Agora é preciso planejar a entrevista. "Mas entrevistar não é só fazer perguntas?". Definitivamente, não!
Estude seu convidado e pense no conteúdo que ele tem a oferecer ao seu público. Estabeleça uma linha de racioncínio entre os pontos que você deseja abordar e compartilhe com ele.
Assim, no dia da entrevista, os dois estarão alinhados e saberão o que esperar da conversa.
Pronto! Entrevista feita e tudo saiu certinho. Parece óbvio o que vou dizer agora, mas agora é hora de agradecer o seu convidado.
Mande um e-mail de obrigado. Destaque a importância da participação do entevistado, agradeça a disponibilidade de tempo e conhecimento que foi compartilhado.
Quando o episódio final estiver pronto, certifique-se de enviar ao seu convidado os links. Assim ele poderá promover o episódio e compartilhá-lo com o público.
Eu espero que você tenha curtido esse conteúdo e que ele realmente te ajude na jornada de convidar entrevistados! Saiba que se tiver qualquer dúvida é só comentar abaixo que será um prazer te ajudar.
Esse conteúdo é uma tradução adaptada do artigo de Jennay Horn publicado no We Edit Podcasts